Grávida economiza em hotel e restaurante para comprar enxoval nos EUA
23 de setembro de 2015
Matéria publicada na Folha de São Paulo em 22/set/2015
por: Fabiana Futema
As grávidas brasileiras que planejaram comprar o enxoval do bebê nos EUA estão precisando encaixar a valorização do dólar na previsão de gastos com a viagem. A moeda americana bateu a marca dos R$ 4 nesta terça-feira.
Para não ter que cortar itens do enxoval, algumas brasileiras estão economizando em hotel ou restaurantes. Essa foi a estratégia da advogada Ana Belotto, 29, grávida de seis meses da primeira filha.
“Planejávamos uma viagem para enxoval e para descansar. Com a alta do dólar, focamos nossas prioridades nas compras da bebê e abrimos mão de coisas para nós”, diz Ana Luíza.
Para economizar em hotel, por exemplo, ela e a família alugaram um apartamento. “Não fomos a vários restaurantes que gostaríamos de ir, mas selecionamos alguns. E fizemos as demais refeições no apartamento. Fizemos compra no mercado, que sai bem mais em conta. Assim, fomos reduzindo gastos que teríamos conosco e focamos no enxoval.”
Segundo ela, mesmo com o dólar alto, ainda existem produtos que custam menos nos Estados Unidos. “Comparando com o Brasil, qualquer item eletrônico, como a babá eletrônica e bomba de leite, é muito mais vantajosos lá, além das roupinhas, mamadeiras e chupetas.”
Ana esteve em Miami em setembro e contratou os serviços de Priscila Goldenberg para comprar seu enxoval.
Segundo ela, a personal shopper a ajudou com a lista de compras e identificar quais produtos seriam melhor ser comprados no Brasil.
“O kit berço, apesar de ser mais em conta nos EUA, tem mais variedade de opções no Brasil. Ou o cadeirão, que pesar de ser mais barato nos EUA, é um volume extra para trazer, e pela taxação da companhia aérea e alfândega, acaba não compensando, já você já volta com o volume do carrinho, do bebê-conforto, berço portátil”, disse.